Lançamento do Congresso Internacional do Santa Gertrudis movimenta Expointer 2023

|

Criadores, técnicos e entusiastas da raça se reuniram para comemorar os 70 anos do Santa Gertrudis no Brasil e divulgar a realização do Congresso Internacional.

Na noite desta terça-feira (29), a raça Santa Gertrudis reuniu-se no Parque Assis Brasil, durante a 46ª edição da Expointer, em Esteio/RS. Criadores, empresas ligadas ao mercado pecuário e entusiastas da raça participaram do lançamento do Congresso Internacional do Santa Gertrudis, que acontecerá no final do ano no Brasil.

O evento foi também um momento para comemorar o lançamento da revista que marca os 70 anos da chegada da raça ao país. Além de conter muitos detalhes sobre a trajetória e desenvolvimento da genética desses animais, a revista é um pedaço da história da pecuária brasileira.

“É um momento muito importante para a raça, pois estamos comemorando não só a sua chegada, mas também o motivo pelo qual ela se desenvolveu tão bem em nosso país, os resultados satisfatórios que traz para os criadores e o impacto significativo na indústria da carne brasileira. A revista retrata um pouco disso e poder reunir todos que estimam o Santa neste evento, com casa cheia e prestigiado pelos criadores, pelas empresas, pelo mercado, pelos parceiros, é uma satisfação enorme para nós”, ressalta o criador e presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis, Gustavo Barretto.

Maury Dorta, coordenador do programa Geneplus que trabalha com a raça há muito tempo, destacou como o Congresso será recheado de informações e números sobre a evolução no melhoramento genético da raça, bem como sobre a excepcional produção de fêmeas nelore, os chamados F1. “O Congresso conta com uma programação muito especial e técnica, além de apresentar gado de muita qualidade. Nada melhor que um evento dessa envergadura para comemorar os 70 anos da raça no Brasil”, enfatiza o coordenador.

Para o criador Ruy Barreto, sucessor da Cabanha 53 que cria o Santa Gertrudis há mais de 50 anos e que também conquistou o grande campeonato e o reservado campeonato na pista da Expointer 2023, o evento contribui para o fortalecimento da raça no Brasil.

“Estar aqui nesta noite, participar da exposição e sair com os animais vendidos da pista para novos criadores da raça é um sinal do quanto temos trabalhado por essa evolução. Isso tem sido feito pela Associação, pelo Geneplus e com o uso de ferramentas como a ultrassonografia, que identifica animais superiores, principalmente no marmoreio e na área de olho de lombo, que é o que produz a carne nobre da raça. Ou seja, corresponde mais às necessidades do mercado”, aponta o criador.

O Congresso Internacional do Santa Gertrudis será realizado entre os dias 26 de novembro e 11 de dezembro, reunindo participantes de mais de 10 países em um roteiro itinerante, apresentando os resultados obtidos da genética Santa Gertrudis nos diferentes desafios do Brasil.

Pista pesada elege os melhores do Santa Gertrudis na Expointer 2023

No julgamento da raça, duas propriedades fizeram a dobradinha nos grandes campeonatos. Destaque para a Fazenda Santa Maria, localizada em Tijucas, Santa Catarina, que conquistou o título de Grande Campeã com o animal de número 1450, da linhagem GOLD, e a reservada com Peppa AF, da Linhagem Paterna Levi da Taquari e materna El Chaco 53. No grande campeonato de machos, a Cabanha 53 do Rio Grande do Sul também conquistou as duas primeiras colocações, com o grande campeão Usurpador 53 e o reservado Viking 53, ambos da mesma Linhagem Paterna de Levi da Taquari e materna El Chaco 53.

Além da Santa Maria e da Cabanha 53, também entraram na pista os animais da Fazenda Dona Iria e do Sítio Vô Arnaldo.


Entre em Contato

  • (15) 3346-8211

  • santagertrudis@santagertrudis.com.br

  • Rua Octaviano Gozzano, 216, sala 51
    Bairro Parque Campolim | Sorocaba - SP
    CEP 18048-100