Foi uma festa e tanto a celebração dos 90 anos bem vividos de Carson, e dos 68 frutíferos de casamento com Ellen, a escritora parceira em todos seus feitos, na Fazenda Pau D'Alho onde vivem há 57 anos e criam o Sta. há 54. Reunindo quase toda a família de filhos a bisnetos em vigor híbrido de culturas e nacionalidades, e um variegado pessoal de norte à sul, velhos e novos amigos, entre os quais, claro, gertrudistas, a saborear uma boa mescla de comidas judia e árabe, americana e brasileira, som ao vivo e dança, acontece algo em especial emblemático do pessoal Sta. e da ocasião em si, na sua união, empenho, engenho e reconhecimento.
 
Aparece José Arnaldo Amstalden, técnico da ABSG que todos conhecem e prezam pelo vital trabalho pela raça e pela simpatia, todo sorridente a entregar um presente enviado a Carson pela criadora Anita Bannwart, esposa do profundo conhecedor e crucial fomentador do Sta. no Brasil, Luiz Bannwart que faleceu em 2012 (ver artigo e vários depoimentos, inclusive de Ellen Geld e Zé Arnaldo, sobre o casal Luiz e Anita em "Notícias Sta. Gertrudis" da ABSG, nov. 2012).
 
Luiz Bannwart e Carson Geld foram grandes parceiros nas investidas de anos e anos pelo Sta. Gertrudis, não só de norte a sul do país, como na participação em congressos e visitas a fazendas na Austrália, Estados Unidos e África.
 
Qual a surpresa de Carson quando abriu o presente de Anita e era o chapéu muito estimado de Sr. Luiz!
 
Comovido, com lágrimas nos olhos e um grande sorriso, Carson tirou o seu e colocou o chapéu de Luiz na cabeça.
 
Zé Arnaldo relata então toda a história do chapéu, que a cada etapa vai enriquecendo e melhorando...
 
Em 2018 para ajudar a ABSG promover o bem quisto e visado 34º Concurso e Leilão na Pau D'Alho, em tempo difíceis, Anita Bannwart ofereceu doar à Associação para colocar a leilão o belo chapéu que Luiz comprou nos EUA e que tanto apreciava.
 
Na última hora, porém, Anita perguntou a Zé Arnaldo se não seria melhor, mesmo com o chapéu já sendo visado, doar a linda sela de Luiz? Sim, concordou ele. Era mais prático, com maior potencial de uso e de arrecadação, e ainda, doce aos olhos, como o Santa?
 
E a sela foi muito bem leiloada no 34º pelo também estimado leiloeiro Daniel Bilk Costa, arrematado por Wladimir Álvarez de Mello, grande e inovador criador do Sta. em parcerias com Carson e que também faz seus leilões na própria fazenda, por R$10.500,00  e...  logo a seguir, Wladimir doou a sela para a ABSG.
 
Que turma!  E aí...
Acontece que, num confluir das coisas, 2 dias antes da celebração, Zé Arnaldo estava perto da casa de Anita e decidiu fazer uma visita surpresa. Nas conversas, contou que iria à festa de Carson. Anita lembrou que Carson havia mostrado interesse no chapéu de Luiz que iria a leilão no ano passado, como uma boa lembrança. 
 
Anita perguntou:  "Não seria oportuno eu dar este chapéu para os 90 de Carson?"
 
Sim, foi o presente especial para os especiais 90 ano de Carson. Marco de união, empenho, engenho e reconhecimento, da ausência que se faz presente, a brindar a festa como um todo. Bela festa sob regência das netas Erin e Júlia. Bisnetos, chapéu, velhos e novos amigos. Festa e tanto. De tirar o chapéu.
 
E no dia seguinte? Logo no café da manhã do dia 20 de janeiro, do que estariam conversando com Carson e Elllen com os filhos Mike e Christina? Do 35º Novilha e Touro do Futuro Sta. Gertrudis a se dar no Pau D'Alho em abril!
 
Eles param? 
 
Muito mudou e hoje não se movem como antes, mas colocam a mover para se moverem.
 
Quando nasce um bezerro, Carson já pergunta aos hábeis tratadores Renato ou Dalvan, se é macho ou fêmea, quanto pesa, pesquisa as origens, vai divulgando pela internet, e ele e Ellen vão discutindo o nome do novo bezerro rumo ao qual antes iam a pé ou a cavalo, e hoje, acompanhados de Wagner e às vezes Marcelo, os bons cuidadores de longos tempos, nos scooters. Por perto, os cachorros Tutu e George a correr nos férteis pastos mesclas de leguminosas e Tifton e Giggs entre outras introduzidas no Brasil por Carson, meio a sabiás, seriemas, garças e os Santas.
 
A empolgação é contagiante. Os filhos a apoiar, com Kenny hoje investindo no Sta!
 
Carson uma vez disse que a cena que mais transmite tranquilidade é a do Sta. ruminando deitado no pasto, na mais santa paz.
 
E a mais vitalizante, a dos bezerrinhos correndo para cá e lá, e a super mãe, totalmente antenada.
 
(Nota: Carson nasceu em 14/01/1929 nos EUA e chegou com Ellen e o filho Stephen, vindos da famosa fazenda Malabar conservacionista de Louis Bromfield nos EUA à em formação Malabar do Brasil de Carlito Aranha, em 1953. Nasceriam aqui os filhos Robin Liz, Michael, Kenneth e Christina. Stephen para a profunda tristeza de todos, faleceu em 2015, mas como Luiz Bannwart, vive em todo seu dinamismo nos seus feitos e nos corações. Das vivências e contribuições do casal no Brasil muito foi escrito, em destaque, os livros "Estranhos no Vale" e "Pelas Janelas da Fazenda" de Ellen, seus artigos para o Estadão, Dirigente Rural... E as coberturas especiais da ABSG, do Dirigente Rural, da DBO Rural, entre outros. Há muito ainda por contar).