GP CIRCUITO SANTA GERTRUDIS PROMOVE TROCA DE EXPERIÊNCIAS NO ESTADO DE SP

|

No dia 08 de dezembro de 2022 foi realizado o primeiro circuito Geneplus para uma raça taurina, o GP Circuito Santa Gertrudis.

Coordenadores, técnicos e produtores visitaram duas fazendas no interior de SP participantes do Programa, criatórios já tradicionais e reconhecidamente com plantéis que têm realizado trabalhos importantes de melhoramento genético na raça Santa Gertrudis.

O trajeto foi iniciado na manhã do dia 08 na fazenda Jatobá, em Itaí/SP, de propriedade da família Ferreira Doneux. O grupo foi recebido pelo produtor Luiz Fernando, que está à frente do rebanho Santa Gertrudis na fazenda e pelo seu filho Murilo. Foram mostrados animais de destaque, matrizes e doadoras TOP de avaliação pelo Programa Embrapa Geneplus, lotes de novilhas selecionadas para reposição e futuros touros da fazenda.

Na parte da tarde, o comboio do Circuito seguiu para a Fazenda Taquari, de propriedade do criador Henricus Joseph Beckers, em Paranapanema/SP. Lá os visitantes puderam conhecer as matrizes do rebanho de Santa Gertrudis da Taquari, atualmente o de melhor desempenho pela Avaliação Genética da raça.

Encerrando a programação técnica, os participantes seguiram para a casa do Santa Gertrudis no recinto de exposições de Avaré/SP, onde foram apresentadas as novidades do sumário da raça, com a inclusão de novas características (DEPs para AOL, EGS, Marmoreio e correção de umbigo), ferramentas e tecnologias disponíveis na tecnologia Embrapa Geneplus.

A primeira edição do GP Circuito para uma raça taurina foi muito bem avaliada pelos participantes. A ação já é realizada para raças zebuínas desde 2013. “O evento deste dia 08 foi muito proveitoso para todos os participantes, a troca de experiências foi riquíssima”, afirma Maury Dorta, coordenador de raças taurinas e compostas do Programa Embrapa Geneplus. “Em 2023, vamos repetir a dose! Além da edição para raças zebuínas, tradicionalmente realizada no mês de abril, a ideia é termos mais dois Circuitos durante o ano, uma para a raça Santa Gertrudis e outra para a raça Senepol”, complementa Dorta.


Entre em Contato

  • (15) 3346-8211

  • santagertrudis@santagertrudis.com.br

  • Rua Octaviano Gozzano, 216, sala 51
    Bairro Parque Campolim | Sorocaba - SP
    CEP 18048-100