As Fazendas União do Brasil (FUB) foram fundadas em 1980 em Buri, SP, lideradas pelo médico veterinário Antônio Roberto Alves Corrêa, apaixonado pela raça Santa Gertrudis e investidor no rebanho P.O. há 35 anos.
“O Santa Gertrudis é a combinação ideal de rusticidade, produtividade e qualidade. São animais precoces, longevos e dóceis, com excelente habilidade materna. Na desmama, são mais pesados e se destacam nas provas de ganho de peso pela conversão alimentar”, afirma Dr. Roberto, atual presidente da Associação Brasileira do Santa Gertrudis.
Atualmente, a FUB é um dos maiores projetos voltados à raça no Brasil, com nove fazendas próprias (três no Mato Grosso do Sul e seis em São Paulo) e quatro arrendadas. O grupo gerencia dois rebanhos principais: o número 804, na Fazenda União do Brasil em Buri, e o número 1, adquirido em 2021 e transferido para a Fazenda Lírio do Vale em Nova Andradina, MS. Nesta fazenda, há 139 animais PO e cerca de 800 matrizes cruzadas para absorção com Santa Gertrudis.
Também na Fazenda Lírio do Vale existe o GP Bife, que é um programa da Embrapa/Geneplus voltado para criadores de gado cujo objetivo é melhorar a genética dos rebanhos para aumentar a produção de carne, utilizando técnicas como o cruzamento de matrizes Nelore com touros Santa Gertrudis, o que resulta em um ganho significativo de peso nos bezerros desmamados (cerca de 15% a mais de ganho de peso).
Esses rebanhos variam entre 10 mil animais, dependendo da época. No rebanho comercial, há cerca de 4.250 fêmeas em cria, com parte sendo matrizes zebuínas e o restante cruzadas com Santa Gertrudis. Em São Paulo, são 834 animais PO, incluindo 40 doadoras de embriões que produzem cerca de 150 produtos via fertilização in vitro anualmente. Além disso, há 800 matrizes cruzadas para absorção com Santa Gertrudis ou como receptoras nas FIVs.
A reprodução é realizada por IATF, usando sêmen e touros da raça. As fazendas têm instalações avançadas, como “Compost-Barn” e pista de alimentação coberta, e utilizam os dejetos animais como fertilizantes orgânicos, destacando o compromisso com a sustentabilidade.
As Fazendas União do Brasil são premiadas em diversas exposições, sendo a mais destacada na Expointer, em Esteio/RS, por cinco anos consecutivos. Recentemente, a FUB lançou uma linha de carnes premium com genética Santa Gertrudis, em parceria com Embrapa/Geneplus e DGT Brasil, e utiliza o sistema de rastreabilidade SafeBeef. Informações sobre os produtos estão acessíveis via QR Code nas gôndolas de carne.