Expointer 2025 recebe Santa Gertrudis de outros estados

| ,

Julgamento marca o retorno de criatórios paulistas na feira graças ao status livre de aftosa sem vacinação

O julgamento da raça Santa Gertrudis neste domingo (31), na 48ª edição da Expointer em Esteio, marcou o retorno da participação de criatórios de fora do Rio Grande do Sul nas pistas gaúchas. A participação de animais de outros estados foi viabilizada graças ao novo status sanitário do Brasil, livre de febre aftosa sem vacinação  e resultou em uma pista mais diversa, com campeonatos disputados entre machos e fêmeas.

Segundo o jurado Luis Fernando Doneux, a presença de rebanhos de fora reforçou ainda mais a qualidade do julgamento. “Os machos surpreenderam pela funcionalidade, musculatura, precocidade e estrutura. A exposição mostrou que a raça avança a passos largos para o tipo ideal de animal produtivo e funcional, avaliou.

Nos resultados, entre os machos o touro Mr Atalla da Fazenda Malagueta (Mairinque/SP) conquistou o Grande Campeonato repetindo o desempenho na nacional durante a Feicorte 2025; já Viking 53, da Cabanha 53 (Lagoa Vermelha/RS) ficou com o reservado grande campeonato.Entre as fêmeas, Melissa da Monte Sião também da Malagueta foi a grande campeã, e Urucaia da Bili, da Fazenda União do Brasil (Buri/SP) e American Union Group – join Venture formada por brasileiros, paraguaios e americanos, como reservada grande campeã.

O criador Pedro Álvares de Mello, da Fazenda Malagueta que fez a dobradinha nos Grandes Campeonatos, reforça a importância da presença de rebanhos de outros estados na vitrine da pecuária nacional. “É fundamental mostrar o quanto o Santa se adapta nas mais variadas regiões do país e se firma como uma excelente opção para cruzamentos industriais, especialmente no Sul do país”.

Já o presidente da Associação Brasileira de Santa Gertrudis (ABSG), Antônio Roberto, lembrou que a união dos criadores é essencial. “Nosso intuito é contribuir com uma pecuária mais produtiva e eficaz, mostrando que o Santa Gertrudis pode e deve estar em qualquer região do Brasil”.

A Expointer segue até 7 de setembro. No calendário da raça, as próximas pistas estão previstas para São José do Rio Preto (SP) e Avaré (SP), na Emapa.


Entre em Contato

  • santagertrudis@santagertrudis.com.br

  • Rua Octaviano Gozzano, 216, sala 51
    Bairro Parque Campolim | Sorocaba - SP
    CEP 18048-100

Santa Gertrudis
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.